Curiosidades


25/04/2013

Como surgiu a Dora Dieta?




Minhas experiências:
Tudo começou quando este que vos escreve, recebe uma bronca da clínica geral. Era mais ou menos a terceira ou quarta vez que eu a consultava, e nada de baixar os índices de triglicerídeos (amo massas!). Recebi um ultimato: ou baixava na marra, ou ela iria me receitar medicamentos... e ela me fez más recomendações sobre a segunda alternativa. Estava acima dos 100 kg. Fiquei desanimado... mas bati na mesa e comecei uma dieta.
Foi uma dieta “suicida”, sem consultar uma nutricionista. Se o problema eram as massas, resolvi zerar o consumo destas. Emagreci rápido... mas de forma errada. Logo ao começar a comer pão e macarrão fui engordando aos poucos. Resolvi então que iria controlar meu peso de forma correta, com um plano a longo prazo. Estou aqui hoje, comendo relativamente de tudo (moderadamente) porém bem abaixo do peso que estava ao consultar a médica. E os meus índices de triglicerídeos estão controlados. Estou numa dieta eterna, não adianta. Tenho tendência a ganhar peso e o único remédio é o autocontrole aliado a atividades físicas. Não tem segredo.


A inspiração:
Quem vive a dieta sabe que não é fácil, porém dá pra se tirar alguns momentos legais nesse período. Momentos engraçados ou interessantes mesmo, destes que não imaginamos que podemos passar ao começar uma mudança de hábitos. Começamos a fazer piadas sobre comida, sobre a roupa que já está muito larga, sobre comparar fotos recentes com as mais antigas.
Também acompanhei muitos blogs e artigos (como o blog do Mário Guilherme do Globoesporte.com, o “Correndo Atrás”, que não está mais no ar). Vi que era (e é) um assunto interessante e bastante atual para uma série de charges ou tiras. Aceitei o desafio, e decidi que iria fazer tirinhas, cujo público-alvo, seiam pessoas em dieta. Eu que arrisco uns desenhos há anos fui à prancheta.





Surge a Dora:
Pensei inicialmente em fazer tirinhas sobre mim. O personagem seria uma versão caricaturizada da minha pessoa. Logo abandonei a ideia pois achava que desta forma estaria preso somente no que vivi. Então veio a ideia de criar uma figura, que fosse além da minha experiência, que tivesse mais personalidade. Comecei a considerar uma personagem feminina...
As mulheres tem um universo próprio, tem mais atitudes, vide as tirinhas da “Mulher de 30” de Cibele Santos. Naturalmente não vivo nesse universo e tampouco poderia descrever suas próprias sensações. No máximo, seriam estereotipadas. Então meu foco seria a dieta que a protagonista passaria.
A aparência mulata surgiu de uma personagem secundária minha que participava de uma série de tirinhas que, segundo minhas pretensões, seria publicada na internet... seria. Quem protagonizava esta série era uma menina loira de olhos azuis (minha mascotinha, inclusive).





Logo, quis fugir dessas características físicas, além de que, a mulher brasileira é lembrada lá fora como mulata. Pronto, agora era só definir o nome.
O nome Dora veio de um trocadilho, /a Dora Dieta/ Adora Dieta/. Oras pois, ela não “adorava” dieta, mais sim odiava inicialmente. Logo após descobri que existe a personagem “Dora a Aventureira” de muito sucesso com a garotada. Mais recentemente (em 2013) vi que a rede de supermercados “Todo Dia” (do grupo Wal-mart) tem uma mascote e o nome dela é Dora. Mas a minha Dora não é simplesmente Dora... é a Dora Dieta! Ehehehehe...


Estilo:
Dora é uma moça com seus 25 anos mais ou menos. Logo ela teria que ter uma altura e estilo condizente. Mas depois dos meus primeiros rascunhos, vi que a Dora estava muito “alta” e na maioria dos casos, apareceria de cintura pra cima nas tirinhas. Como é do tema, ela teria que aparecer em cima de uma esteira, se exercitando, se pesando ou olhando no espelho, dessa forma, a redesenhei deixando ela mais pequena e fofinha. Espero ter agradado o público. Ah! Sim... sua cor favorita é o rosa, então provavelmente ela usará algum adorno (muitas vezes uma camiseta) rosa.





Atualmente:
Em julho, completará 3 anos da primeira tira que desenhei. O blog completou 1 ano em janeiro e os acessos mensais continuam subindo, e a comunidade do Facebook tem aproximadamente 2,7 mil curtidores. Não tenho planos de parar agora. Curto bastante desenhar as tiras e compartilhar... mas as aventuras da Dora deverão ter um fim. Ou ela alcança os objetivos ou não... ou aparecerão outros desafios que ela nem imagina. Bom, espero que você tenha curtido esta breve história sobre como surgiu a personagem e sempre apareça por aqui dar um oi... e claro, se divirta com as aventuras da Dorinha.


-------------------


27/03/2012

Tiras "esquecidas" ou "reprovadas"


Nem todas as tiras que fiz de "Dora Dieta" foram publicadas, assim como há tiras que foram redesenhadas. Umas porque acabei não indo com a "cara" delas, outras... por algum deslize ou outro...

Vamos a três exemplos:
Essa tira deveria ser a quarta, mas não gostei muito do resultado... nem dos desenhos, nem do argumento. Fique aqui mesmo na seção de Curiosidades...


Aqui um caso curioso: Fiz essa tira colorida para o blog (que desde 2010 pensava em montar) e em preto-e-branco para ser publicada no fanzine Insistência. De repente... excluo a versão colorida dos meus arquivos, e já era! Tinha o arquivo "cru" para ser pintado novamente... mas não me deu mais vontade. E agora a Dora já começou a dieta mesmo, ehehehehe
Atualização 12/01/2015:  Eis que eu recolori essa tira. O resultado você pode conferir neste post aqui.


Esta foi redesenhada.
Achei que estava meio fora dos padrões (se é que existe algum, eheheh) e fiz essa aqui: http://blogdoradieta.blogspot.com.br/2012/02/balanca.html

Será que a nova ficou melhor?? Bom, argumente aí...



--------------------
A morte:
A personagem "morte" que deu as caras na terceira tira deveria aparecer em mais 3 seguidas. Mas como achei que iria sair um pouco da proposta e do público em questão, decidi encerrar a participação dela na única tira em que apareceu. Que vá fazer companhia ao Penadinho e ao Zé Vampir, eheheheh.

Eis o rascunho de duas delas delas com a Dora "grandinha" (leia o post Estepe #1):
























Link da terceira tira mencionada acima:

http://blogdoradieta.blogspot.com/2012/01/eu-recomendo.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...